Receitas práticas podem ser deliciosas e também lucrativas! Confira agora as melhores opções para vender mesmo sendo um amador na cozinha
Quem não adoraria de ter uma grana extra na conta no final do mês? Na procura por uma renda extra, a cozinha pode ser um ótimo aliado até para quem não é profissional com a cozinha. Com receitas simples, mas gostosas, você pode alcançar clientes e lucrar mais do que imagina. Veja na Receitas da Mel as melhores receitas para conseguir uma renda extra.
Conselhos para conseguir uma renda extra com comidas
Para vender na rua ou trabalhar com encomendas, não precisa ser um profissional de restaurante ou um confeiteiro renomado. Invista em receitas simples que todo mundo adora e em sabores que ninguém resiste. Até doces e salgados caseiros que muita gente sabe fazer podem suprir negócios de sucesso.
Para conquistar pela boca, utilize ingredientes de qualidade, só tome cuidado para não arrumar a opção mais cara do mercado, afinal, o preço do seu produto ainda necessita ser acessível. É importante saber seu público para decidir entre o bom e barato ou o diferente e gourmet, ainda que mais caro. Modernize também no visual para dar vontade de comer com os olhos.
Receitas salgadas para vender em vários momentos do dia
Salgadinhos
Vender salgadinhos diversificados é uma ótima oportunidade de renda extra. Se tiver a capacidade de fazer em grandes quantidades, podendo aceitar encomendas para festas de aniversário que solicitam centenas de unidades de uma vez. Para ter sucesso, é inteligente não apenas vender fresco como aprender a congelar salgadinhos para deixá-los pré-prontos ou vender assim para quem quer esquentar em casa.
Tanto os salgadinhos fritos quanto os assados são bem famosos. Coxinha de frango, bolinha de queijo, kibe, bolinho de bacalhau, risoles de camarão e palitinho de milho são as indicações para começar. É rentável ter versões mais saudáveis, como a coxinha fit que faz sucesso perto de academias. Se tiver um ponto de venda, pode vender porções de meia dúzia ou mais para quem quer degustar na hora.
Marmitas
Com a correria do dia a dia, nem todo mundo tem tempo ou coragem de cozinhar. Vender marmitas é uma forma de você obter uma renda extra enquanto satisfaz a vontade de comida caseira dos seus clientes. Para criar o cardápio, você pode começar com um simples arroz branco, feijão preto, uma salada e uma proteína.
Tome cuidado para não por ingredientes que estragam ou não ficam tão gostosos depois de um tempo, como frituras, atum e maionese. Para fazer um diferencial, você pode buscar públicos específicos, mas fiéis, com uma marmita fitness, low carb ou vegana.
Empadão e tortas salgadas
Receitas tipo empadão e tortas salgadas rendem como um prato único e completo para refeições como almoço e lanches. Por esse motivo, é fácil para fazer e vender em embalagens de marmitas.
Para ter uma renda extra, observe entre seus clientes em potencial para descobrir os sabores mais populares. A torta de frango e a torta salgada de atum costumam ser boas opções. Mas não deixe de lado alternativas como empadão vegano.
Sanduíches naturais
Sanduíches são fáceis de fazer, mas podem render um ótimo lucro para quem vende. Isso porque são lanches do dia a dia para saciar a fome repentina no meio da tarde ou para substituir o almoço mais pesado por um mais leve.
Por ser tão fácil e ter um prazo de validade específico, sanduíche por encomenda não funciona. A forma ideal para vender é na rua, principalmente em lugares estratégicos como perto de praia ou parques em que as pessoas passam o dia por lá. O sanduíche natural de frango e o sanduíche natural de atum são sabores comuns.
Salgados de forno
Na hora da fome, o cheirinho de salgados de forno quentinhos pode persuadir uma pessoa a querer por esse lanche. A massa de farinha, ovo e leite lembra um pão e serve para várias versões de salgados.
Você pode fazer joelho, também chamado de croissant recheado ou folhado. Queijo e presunto são os recheios mais populares usados, mas você sempre pode inovar escolhendo outros sabores.
Receitas doces para adoçar o dia dos clientes
Bolo
Para os confeiteiros de plantão, vender bolo é sempre uma ideia boa. Existem várias maneiras de trabalhar esse doce. É possível vender bolos inteiros por encomenda, com receitas de bolo de cenoura, bolo de chocolate ou bolo de laranja. O bentô cake é um bolinho que está sendo muito vendido no mercado por ser mais em conta e personalizado para dar de presente em qualquer ocasião.
Se não quiser aguardar as encomendas chegarem, dá para fazer modelos práticos para levar e vender na rua, como o bolo gelado embrulhado no papel alumínio e o bolo de pote para vender. Uma boa ideia é vender fatias de bolo de festa com tudo que tem direito: massa fofinha e úmida, recheio suculento e cobertura colorida. Assim sua clientela podem saciar a vontade de um bolo de festa sem precisar esperar por um aniversário.
Trufas e bombons
É raro encontrar alguém que não goste de chocolate, então fazer doces com esse ingrediente para conseguir renda extra é sucesso na certa. Se aprender a temperar chocolate, você poderá usar chocolates gourmet de maior qualidade para deixar até o brigadeiro gourmet e atraente.
As oportunidades de recheios e apresentações são infinitas e vão do bombom de leite em pó à trufa de beijinho. Uma dica é criar um cone trufado e colocar o creme trufado dentro de uma casquinha de sorvete. Doces com chocolate são boas fontes de renda extra na Páscoa.
Geladinho gourmet
Geladinho, sacolé, dindim, chups-chups. Esse doce tem um nome diferente dependendo do estado. Mas exatamente por estar em todos os lugares que é uma ótima ideia de receita para conseguir uma renda extra.
O geladinho tradicional é bem simples de fazer e lembra um picolé, só que com uma embalagem mais prática de carregar na rua e vender. Por causa disso, pode vender a um preço baixo e lucrar bons valores, especialmente nos dias mais quentes do ano. Para inovar, vale apostar no geladinho gourmet e cremoso como o geladinho com casquinha de chocolate e o geladinho de nutella.
Pastel de leite ninho
O pastel de leite ninho é uma receita distinto que conquistou muita gente. O aspecto lembra um pastel frito, mas a receita é de um doce gelado com uma massa macia de leite em pó. O recheio pode mudar, mas chocolate e creme de avelã são os mais populares.
Para vender esse doce, o ideal é usar uma bela imagem e embalar individualmente. Você pode vender por unidade na rua e em eventos ou fazer por encomenda para festas de aniversário.
Palha italiana
A palha italiana é tradicional da renda extra que é fácil de fazer e todo brasileiro conhece bem. Até porque, quem não vai querer uma uma receita que leva brigadeiro e farelo de biscoito?
O jeito mais fácil de vender palha italiana é fazer em uma travessa e deixar bem gelado para cortar em pedaços quadrados, passar no açúcar e embalar por unidades. Para mudar, você pode usar outros ingredientes que a receita original não pede, como uma palha italiana de brigadeiro branco ou uma palha italiana de morango.