Canjica saborosa sem leite condensado e sem açúcar

É raro pensar numa receita de canjica de milho sem leite condensado e sem açúcar. Afinal, esses dois complementos são os responsáveis pelo gosto e cremosidade característicos do doce. Porém, se você é um amante  dessa iguaria, mas quer dar uma controlada no carboidrato, não fique preocupado. É possível se deliciar com esse clássico da festa junina de maneira saudável e sem comprometer a sua dieta. E o melhor de tudo é que o gosto continua tão bom quanto a versão habitual. Conheça como fazer canjica sem açúcar e leite condensado para saborear o prato sem abrir mão dos cuidados com a alimentação.

Ingredientes:

  • 2 litros de água purificada
  • 2 xícaras de chá de leite desnatado
  • 1 vidro de leite de coco light
  • Adoçante a gosto
  • Modo de preparo

    1. Antes de cozinhar o milho na panela de pressão, é necessário deixá-lo de molho por 24 horas. Essa etapa é essencial para acelerar o cozimento do grão e evitar que a canjica fique dura. No dia seguinte, mude o milho para uma panela de pressão e cubra com bastante água. O cozimento dura em torno de 30 a 55 minutos, tempo considerável para o grão ficar macio.
    2. No momento que o milho cozinha na panela de pressão, misture o leite de coco e o leite desnatado e deixe eles ferverem por 6 minutos. Quando a mistura estiver homogênea, despeje no milho cozido e mexa-os até o caldo da canjica ficar bem cremoso.
    3. Quando a canjica bater uma consistência bem cremosa, separe do fogo e adicione o adoçante. Para finalizar, polvilhe canela em pó para fazer a receita ainda mais gostosa. Também existe a opção de somar a canela no momento de cozinhar os grãos ou junto com os leites. Nesse caso, o sabor fica mais forte.

    A canjica sem açúcar e leite condensado é recomendada para quem tem uma dieta com baixo consumo de carboidratos. Todavia, qualquer pessoa pode desfrutar o doce, já que ele está longe de ser uma versão fitness sem graça. A falta de leite condensado e açúcar não compromete o sabor da canjica, pelo contrário, ela fica tão deliciosa quanto. Assim sendo, até quem não se interessa por receitas low carb certamente irão amar essa versão saudável do tradicional prato junino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *