A crosta é bem douradinha e a parte interna fica quase crua, com textura firme e saborosa, uma ótima experiência para seu paladar. É para transformar a casa em restaurante japonês. Com pitada extra de vantagem para receber os amigos: você prepara antes e, na hora, apenas fatia e serve.
- 500 g de atum em tranche
- azeite ao seu gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Corte a tranche de atum para formar 2 pedaços quadrados. Aproveite ao máximo a tranche – como o peixe vai ser fatiado, os retângulos não necessitam ser perfeitos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Leve para uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo alto para aquecer. Regue com ½ colher sopa de azeite e sele os dois pedaços de atum por 30 segundos de cada lado – a ideia é deixar a parte externa bem dourada e o centro ainda cru.
- Mude o atum para a tábua e, com cuidado, enrole cada pedaço com filme, bem pressionado para manter o formato. Leve para a geladeira e deixe esfriar até a hora de servir – assim fica mais natural para cortar as fatias sem desmanchar.
- Na hora de servir, desembale o atum. Com uma faca bem amolada, corte cada pedaço em fatias de 1 cm. Sirva frio com o molho.
O MOLHO
- ¼ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
- caldinho de 1 limão
- 1 ½ colher (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de vinagre de arroz
Bote todos os ingredientes em um pote pequeno, tampe e chacoalhe bem para misturar. Conserve o molho na geladeira até a hora de servir.