O bolo de milho sempre foi um clássico das festas juninas. Conceituado uma das receitas mais primordiais da culinária brasileira, essa gostosura pode ser encontrada em diversas modelos, dependendo do estado do país. Mas, nada é comparado ao bolo de milho tradicional da roça, que em apenas uma mordida faz você se sentir como se estivesse em no campo do interior. Se você ficou com água na boca só de pensar, fique tranquilo porque é possível sentir esse gostinho sem sair de casa. Quer saber como? A Mel te mostra com um passo a passo de como fazer bolo de milho cremoso no liquidificador.
Ingredientes:
- 1/² lata de milho ou 5 espigas sem sabugo
- 1/² xícara de chá açúcar
- 4 ovos
- 1 xícara de chá de óleo
- 4 xícaras de chá de leite
- 1 xícara de chá de fubá de milho
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3 colheres (sopa) de coco ralado
Modo de preparo:
- Em um liquidificador, acrescente o o óleo, milho, os ovos, o açúcar, o leite, o fubá de milho e a farinha de trigo. Mexa até ficar homogêneo. Só mantenha o cuidado para não bater demais. Quando isso acontece, a massa do bolo perde toda sua cremosidade. O ideal é misturar o bastante para que os ingredientes estejam completamente juntos.
- Em seguida, pare o liquidificador e adicione o coco ralado e o fermento em pó. Mexa novamente até obter uma consistência cremosa.
- Mova a mistura para uma forma juntada com margarina e farinha de trigo. Após isso, leve ao forno preaquecido a 180ºgraus e deixe assar por 39 minutos.
Bolo de milho cremoso no liquidificador: qual a diferenciação da receita tradicional?
O bolo de milho cremoso de liquidificador tem poucas características que o diferem da receita de bolo de milho tradicional. Mesmo após bater os ingredientes, você vai notar que a massa continua um pouco líquida. Quando isso acontecer, não se preocupe. Essa aparência molhadinha é o que auxilia e deixa a massa cremosa depois de pronta.
Outra qualidade do bolo de milho cremoso é que sua massa nunca seca completamente. Nesse caso, a regra de alfinetar um palito para saber se o bolo já está pronto não faz diferença, pois a massa sempre vai ter um aspecto mais molhado. A advertência é ficar atento ao tempo de forno, o cheiro e a cor. Se as bordas e a parte superior estiverem douradas, é provável que seu bolo esteja assado